Minicurso Arte Moderna Italiana entre Itália e São Paulo

Entre o final do século 19 e início do 20, a cidade de São Paulo viu crescer vertiginosamente a quantidade de imigrantes italianos que chegaram por aqui e ocuparam vários setores da sociedade. A arte certamente foi um deles, com artistas italianos e descendentes que estudaram no seu país natal, dando à cena artística paulista uma identidade única.

Artistas fundamentais para a história das artes como Anita Malfatti, Cândido Portinari, Fulvio Pennacchi, Galileo Emendabili, Victor Brecheret, entre outros, além do Grupo Santa Helena, deixaram um patrimônio histórico e artístico presente tanto nos museus quanto nas ruas paulistanas.

Conteúdo:
– Introdução breve sobre os movimentos da arte moderna italiana que tiveram desdobramentos no Brasil: Futurismo, Pintura Metafísica e Novecento Italiano. 
– Leitura de obras de arte moderna produzidas no contexto paulista em contato com o ambiente italiano.

O método compreende a abordagem histórica da arte e a análise das obras, de forma leve e informativa. 

Público:
Aberto a qualquer pessoa com interesse em artes e história da arte.

Economia colaborativa:
Com o objetivo de democratizar o acesso à informação, o minicurso será aberto a quem quiser se inscrever, sem valor fechado. Pague o quanto puder ou quiser!

Inscreva-se e sua contribuição voluntária pode ser feita antes, durante ou depois do minicurso, por transferência bancária, boleto ou PicPay.

Minicurso on-line
26 de novembro de 2020
19h às 21h
Plataforma Google Meet (o link será enviado 1 dia antes do evento)
Valor: contribuição voluntária

Saiba mais e inscreva-se >>>


Andrea Ronqui é professora de história da arte e italiano, com mestrado em Estética e História da Arte pela Universidade de São Paulo e graduação em História da Arte pela Universidade de Florença. Tem ainda formação em Design e é técnica em guia de turismo.

Ministra cursos de história da arte em São Paulo e promove visitas a museus, exposições e outros espaços culturais urbanos, com o objetivo de disseminar conhecimento sobre o patrimônio histórico e artístico da cidade.

 

Cursos passados:

 

Minicurso Arte Moderna Italiana em São Paulo 2a edição

O encontro propõe uma continuidade às análises de obras de arte, iniciadas na edição de dezembro, abordando os artistas brasileiros e imigrantes e os movimentos artísticos italianos que se integraram à sua produção nas décadas de 1920 e 1930. Serão vistas as obras que refletem os intercâmbios entre o ambiente artístico brasileiro e o italiano, com particular atenção às obras que estão em coleções e museus paulistanos.

O conteúdo foi elaborado de forma tanto a complementar o que foi visto na aula anterior, com outros artistas e maior espaço para as análises de obras, quanto a quem se interessa pelo assunto e não pôde assistir à primeira edição.

17 de fevereiro de 2020, das 19h às 22h
Tapera Taperá
Av. São Luis, 187, 2º andar, loja 29 – Galeria Metrópole

 

Minicurso Arte Moderna Italiana em São Paulo 1a edição

14 de dezembro de 2019, das 10h às 13h
Tapera Taperá
Av. São Luis, 187, 2º andar, loja 29 – Galeria Metrópole

#historiadaarte #visitaguiada #arte #sp